Na décima primeira sessão do Fórum Urbano Mundial em Katowice, Polônia, a União Internacional de Arquitetos (UIA), juntamente com a UN-HABITAT, anunciou os vencedores do Prêmio UIA 2030. Buscando reconhecer contribuições da arquitetura para a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e a Nova Agenda Urbana, esta edição premiou obras da Alemanha, Hong Kong, Argentina, Bangladesh e China dentre um total de 125 projetos de 40 países. As obras premiadas demonstram qualidade de projeto e alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.
Organizado em seis categorias — Categoria Aberta; Melhorando a Eficiência Energética; Habitação Adequada, Segura e Acessível; Planejamento Territorial Participativo, Eficiente e Inclusivo; Acesso a Espaços Verdes e Públicos; e Utilizando Materiais Locais —, os jurados escolheram um vencedor por seção, mas não conseguiram identificar um vencedor geral na categoria aberta e optaram por reconhecer seis projetos como Altamente Recomendados, homenageando no total 5 premiados e 15 recomendações.
Respondendo aos 17 ODS em geral e mais especificamente ao ODS 11 “tornar cidades e assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis” e ao ODS 7 “garantir acesso a energia acessível, confiável, sustentável e moderna para todos”, as propostas conseguiram demonstrar "grande qualidade de design", ao mesmo tempo em que fizeram "contribuições significativas" para atingir os objetivos. A competição foi realizada em duas etapas: as submissões da primeira etapa foram avaliadas em uma base regional, refletindo cada uma das cinco regiões da UIA, com até 3 finalistas regionais em cada categoria passando para a segunda etapa, quando os participantes foram solicitados a fornecer informações adicionais.
Conheça a seguir os finalistas de cada categoria:
Vencedores
Categoria 2: Melhorando a Eficiência Energética
Creche aroline Goldhofer / Heilergeiger Architekten und Stadtplaner BDA
Um exemplo notável de reutilização adaptativa que mantém a antiga casa do cliente como ponto de partida para uma nova creche. Ao envolver o edifício existente em um envelope translúcido, os arquitetos adotaram princípios passivos de design para criar um edifício de baixo consumo de energia distinto e altamente eficiente. A variedade de espaços flexíveis assim criados também se alinham e apoiam a pedagogia subjacente que promove um currículo autoguiado centrado no aluno.
Categoria 3: Habitação Adequada, Segura e Acessível
Modificações em casas para famílias de baixa renda / Maggie and Mark Kingsley, Domat Architects
Uma resposta pragmática à superlotação e acessibilidade econômica, demonstrando como a criatividade e o design thinking podem ser aproveitados para melhorar a vida das famílias de baixa renda. Trabalhando em conjunto com assistentes sociais locais, os arquitetos estudaram os desafios enfrentados por quem mora em apartamentos apertados e desenvolveram um sistema de móveis flexível que maximiza a utilidade do espaço e pode ser reorganizado para atender às necessidades de cada família. O feedback positivo dos usuários evidencia como uma ideia relativamente modesta pode produzir um impacto desproporcionalmente maior e em escala.
Categoria 4: Planejamento Territorial Participativo, Eficiente e Inclusivo
Programa Habitacional Bairro Mugica de Buenos Aires/ Unidade de Projeto Especial Barrio Padre Carlos Mugica, Prefeitura de Buenos Aires
A melhoria do Bairro Mugica é um exemplo perfeito de urbanização de assentamentos informais e deve servir de inspiração para todos os que trabalham neste setor. Toda a equipe merece reconhecimento pelo seu empenho, pela sua abordagem colaborativa e participativa e pela forma como tem trabalhado tanto para preservar a comunidade existente, ao mesmo tempo que moderniza a estrutura dos edifícios e os serviços em conjunto com o espaço público, incluindo melhorias na rede viária e a oferta de pequenos parques. O projeto melhorou a segurança e o bem-estar dos moradores, ao mesmo tempo em que integrou o bairro ao tecido da cidade.
Categoria 5: Acesso a Espaços Verdes e Públicos
Cocriação de Espaços Urbanos pelo Rio Nobogonga / Co.Creation.Architects, Jhenaidah Citywide People's Network, Platform of Community Action and Architecture (POCAA), Community Architects Network (CAN)
Iniciado, concebido e desenvolvido através de um intenso diálogo entre os arquitetos, o município e a comunidade local, o projeto requalificou uma série de espaços ribeirinhos negligenciados e desconexos, restabelecendo um vínculo vital com o rio em um país definido pela água. A nova orla foi transformada em um espaço público acessível, aberto e vibrante, claramente popular e utilizado por todos os setores da comunidade.
Categoria 6: Utilizando Materiais Locais
Casa dos Sonhos / Kuo Jze Yi and Peter Hasdell, Insitu Project, School of Design, The Hong Kong Polytechnic University, Hong Kong, PRC
Abrangendo a transformação de um antigo conjunto de cavernas em Centro de Treinamento Rural e construído inteiramente com materiais residuais, este projeto extraordinário é o resultado de um amplo esforço colaborativo entre o arquiteto e a comunidade local.
Veja a lista completa de projetos recomendados por categoria.
Recomendações
Categoria 1: Categoria Aberta
- Village Lounge of Shangcun/ SUP Atelier of THAD
- Warm Nest Project of Zoige/ CHINA SOUTHWEST ARCHITECTURAL DESIGN AND RESEARCH
- Green field Factory of Karupannya Rangpur Limited/ Nakshabid Architects
- Naidi Community Hall/ CAUKIN Studio
- Enghaveparken - Climate Park/ Tredje Natur / Third Nature
- Beaufort West Clinic/ Gabriel Fagan Architects
Categoria 2
- Huaira/ Diana Salvador - Javier Mera
- Indoor Playground and Assembly Hall of Yueyang County No.3 Middle School/ SUP Atelier of THAD
Categoria 3
- Wallah's House/ Zohaib Zuby | Architectural Design Research Lab
- Transformation of an office building into a straw and wood student residence in Paris/ NZI Architectes
Categoria 5
- Eco-Restoration, Chakkarpur-Wazirabad Bundh/ VSPB ASSOCIATES | Architects, Urban Designers, Landscape
- Revitalization of Rasulbagh Children's Park/ SHATOTTO architecture for green living
- El trópico y el paisaje construido Centro tradicional urbano de Medellín Colombia/ AEU arquitectos
- Climate Adaptation Kokkedal/ Schønherr A/S
Categoria 6
- Tea Leaf Market of Zhuguanlong/ SUP Atelier of THAD
Acompanhe nossa cobertura do Prêmio UIA 2030.